PSD Valença

30/06/09

O MOMENTO EXIGE OPÇÕES CLARAS

Para o Presidente da Câmara, o FUNKIDS A.T.L. – Actividades de Tempos Livres de Verão é um programa enriquecedor para os jovens valencianos e uma oportunidade singular de proporcionar umas férias divertidas, didácticas e saudáveis a muitos jovens que, de outra forma, não teriam acesso a muitas das actividades programadas.
A aposta feita pelo actual executivo camarário nesta temática, merece aqui uma referência, já que parece haver alguma preocupação com os 200 jovens que irão participar nas actividades brindadas pela autarquia.
Os primeiros comentários que se ouvem, sem colocar em causa o valor pedagógico e social do programa, são as incomensuráveis verbas gastas em actividades (50.000 euros em 10 dias, 5.000 euros por dia) com contratação de empresas sediadas no exterior do Concelho, quando temos aqui Associações, Clubes e outras organizações que utilizando uma verba mais ridícula, dinamizavam as mesmas actividades.
Pensar o Concelho, Pensar o seu Futuro, Pensar as Alternativas, Pensar no Desenvolvimento, Pensar na Qualidade de Vida, é também Pensar, e muito, nos investimentos que se fazem.
Perante o espectro de uma crise económica gravíssima, num Concelho com as especificidades por demais reconhecidas, seria expectável que a autarquia tivesse a sensibilidade e a racionalidade de prever nos seus orçamentos um apoio mais significativo para os equipamentos dos Centros Escolares. Não posso deixar de exemplificar um sector do campo da educação que reputo de absolutamente escandaloso: para equipar os laboratórios dos Centros Escolares a verba atribuída pela autarquia (11.000 euros) é escassa.

Uma politica de investimentos consistentes pressupõem a definição prévia de uma estratégia clara que oriente a escolha dos investimentos a realizar. E isto porque há que definir prioridades, seleccionar investimentos que devem ser realizados e investimentos que não devem ser realizados em cada momento, pois os recursos do concelho, como os de qualquer família, não são ilimitados.

É importante, acima de tudo e em nome do futuro, que a autarquia possa dar o exemplo contendo a sua despesa pública, consolidando o seu orçamento e promovendo, também por essa via, o crescimento económico.

Valença não pode continuar a ser um concelho adiado. Importa mudar de rumo!

2 comentários:

  1. Os clubes e associações da terra não poderiam entrar neste programade ATL. Será que não estamos a ver umas habilidades deste executivo.

    ResponderEliminar
  2. Convém também não esquecer os empresários, como eu, que investiram centenas de milhares de euros, e continuam a investir, no Concelho de Valença, mesmo não sendo nascido em Valença mas tendo as minhas raízes familiares aqui. Todo o investimento, criação de postos de trabalho e de uma nova forma de praticar a agricultura foram feitos sempre deparando com obstáculos por parte do executivo camarário e dos incompetentes que estes alimentam, seja por ignorância ou por mera incompetência ou mesmo pouca vontade de trabalhar. Está na horinha de tirar esta gente de lá para fora! Vereadores que aparecem às 5ª feiras para assinar uns papeluchos???? Onde é que já se viu isto por parte de elementos eleitos pelo povo e por isso com responsabilidades acrescidas??? Tal como a nossa líder vai fazer com as palhaçadas do Sr. Sócrates, acredito que o Sr. Dr. Jorge Mendes vai conseguir desfazer os "nós cegos" que as personagens que neste momento habitam na Câmara de Valença criaram nestes últimos anos. FORÇA E ÂNIMO.

    ResponderEliminar